Pular para o conteúdo principal

EDUCANDOS DO CEDESP SANTO ANTÔNIO APRENDEM PÂTE À CHOUX DOCE DA CULINÁRIA FRANCESA

A confeitaria é a arte de misturar técnica e criatividade na elaboração dos inúmeros produtos que enchem os olhos e adoçam o coração.  É muito mais do que um bolo decorado ou saboroso, ela é uma experiência à parte que aguça todos os sentidos e revela os mais diversos paladares. Não é apenas ter açúcar, mas sim ter ousadia, sofisticação e sabores atrativos. Reunindo arte e a criatividade os educandos do curso de confeitaria do CEDESP Santo Antônio, aprenderam na última semana um doce da confeitaria francesa o Pâte à Choux uma massa cozida preparada com água, gordura, sal, açúcar e ovos. Quando assada essa massa expande permanecendo leve e com uma cavidade em seu interior, para recheios doces e salgados.

A Pâte à Choux é a base para os mais diversos doces como: Éclairs as bombas brasileiras, Profiteroles (carolinas), Croquembouche sobremesa típica nos natais franceses, Paris-Brest com formato de anel, Gateway Saint-Honore um lindo bolo preparado com massa folhada, creme e carolinas caramelizadas.

Para deixar o Pâte à Choux mais saboroso o creme Pâtissire conhecido aqui como creme de baunilha ou creme madre tem sua origem na França sua composição e com farinha, gema, leite e açúcar. O Pâte à Choux é um creme versátil e aceita chocolate, limão, anis estrelado, canela, baunilha e pode ser usado em recheio de bolo com frutas em geral.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CENTRO DE CONVIVÊNCIA SÃO LUCAS PROMOVE A "SEMANA POR ELAS MESMAS" COM DIREITO A ARTE NO JARDIM!

Seguindo nosso objetivo de transformar vidas através da arte, na quinta feira (18), os educandos do Centro de Convivência São Lucas, realizaram atividades de pinturas, com um toque especial: Ao ar livre. A atividade é a continuidade do mês das crianças, e para estimular a criatividade os educandos de 6 a 8 anos, promoveram da semana, batizada “Por elas mesmas”, divididos em grupos puderam opinarem e fazer o planejamento das ações que seriam realizadas. Um dos grupos mencionou que gostaria de realizar pinturas no jardim, assim o desejo foi atendidos e os pequenos criaram suas artes e transferiram seus sentimentos nos pincéis, folhas e tintas.

















CECI JARAGUÁ AJUDA NA CONSTRUÇÃO DA OPY ' I (CASA DE REZA) DA ALDEIA INDÍGENA GUYRA PEPO

Na última semana os educadores do CECI Jaraguá participaram de quatro dias de formação, para agregar sabedorias da cultura Guarani MBYA e foram para Aldeia indígena Guyra Pepo para a construção da Opy ' i (casa de Reza) para o Líder Espiritual Xamoí Karai Poty. A participação do CECI Jaraguá foi algo muito importante, pois agregou mais conhecimentos da sua cultura. Muito importante para os indígenas Guarani MBYA a Casa de Reza é um ambiente sagrado, a sua construção tem que ser realizada no centro da aldeia e de frente para o por do sol.















CEI ANÍBAL DIFRANCIA - TEATRO DE FANTOCHE

No dia 06/08/2018 a Companhia Turminha da Alegria realizou um teatro com fantoches para todas as crianças do CEI, o tema foi "A amizade", as crianças se divertiram e participaram no decorrer da apresentação.