Pular para o conteúdo principal

Instituto Rogacionista Anibal Difrancia - Albergue Zancone em Brasília

Caravana/Manifesto em Brasília
MNPR – Movimento Nacional População de Rua
Data: 23/08/10 a 25/08/10
O Instituto Rogacionista Anibal Difrancia – Albergue Zancone compareceu em apoio ao manifesto e em prol de melhorias no atendimento a população em situação de rua. Segue abaixo o relatório.

A caravana (4 ônibus) saiu de São Paulo por volta das 17hs do dia 23/08 e chegou em Brasília por volta das 09hs do dia 24/08. Na Esplanada dos Ministérios a caravana de São Paulo se juntou com as demais de outras cidades como: Curitiba, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, etc. Estavam presentes pouco mais de 600 manifestantes.
O primeiro ato foi apresentação cultural e artística dos próprios manifestantes. Após apresentações saímos em marcha de frente a Catedral de Brasília até o prédio do Palácio do Planalto com gritos de manifesto em prol da População em Situação de Rua e faixas com dizeres como: “POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO DE RUA”; “SOMOS CIDADÃOS E BRASILEIROS, NÃO SOMOS LIXOS”; “SONHAR, ACREDITAR, LUTAR, RESISTIR E VENCER”; etc.
Por volta das 13:30 hs fomos recebidos no Palácio do Planalto, pelo Chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho; Ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi e a Ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes. O presidente do Movimento Nacional da População de Rua – MNPR, Samuel Rodrigues leu uma carta manifesto onde continha algumas reivindicações, como: melhorias nos centros de acolhidas para a população; uma parceria com o ministério do trabalho e habitação para dar um suporte ao albergado sair da situação de rua; a situação de violência que o morador de rua está sofrendo; cobrar os municípios para executar a Política Nacional que atende a população de rua; dar oportunidade de trabalho para o morador de rua na Copa de 2014 no Brasil como agente de turismo; etc. Após a leitura da carta cada representante de cada cidade falou sobre sua realidade local. Em seguida o Padre Júlio Lancellotti reforçou a cobrança feita pelos representantes do Movimento, a Ministra Márcia Lopes comentou a respeito das falas dos manifestantes e o Chefe de Gabinete Gilberto Carvalho falou da importância do MNPR e que suas reivindicações serão avaliadas com atenção e que o MNPR foi o primeiro movimento a ser recebido no Palácio do Planalto após período de reforma de um ano.
O retorno da Caravana/Manifesto foi por volta das 18:30 do dia 24/08 e chegamos em São Paulo por volta das 11:00 do dia 25/08.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.