Pular para o conteúdo principal

Hoje, 26 de agosto

Salvador Allende, ex-presidente do Chile, assassinado pela ditadura militar chilena.
Nasceu em Valparaíso, em 26/8/1908. Estudou medicina na Universidade do Chile. Em 1927, foi eleito presidente do Centro Acadêmico da universidade e nesse período ingressou na maçonaria. Alguns anos mais tarde, participou da fundação do Partido Socialista Chileno.
Em 1937, foi eleito deputado e, dois anos depois, nomeado ministro da Saúde, função que exerceu até 1942. Três anos depois foi eleito senador, cargo no qual permaneceu por 25 anos.
Allende perdeu as eleições presidenciais três vezes: em 1952, 1958 e 1964, mas conseguiu eleger-se presidente do Chile em 1970, como candidato da coligação de esquerda Unidade Popular. Então, marcou história ao ser o primeiro marxista a chegar ao poder pelas urnas.
Durante seu governo nacionalizou diversos serviços do país, como telefonia e minas de cobre. Aumentou a intervenção nos bancos e fez a reforma agrária. Desde que assumiu o poder, ele tinha o objetivo de construir o "caminho chileno para o socialismo". Tal posicionamento desagradou os políticos de direita e o governo norte-americano.
Em setembro de 1972, Allende denunciou na ONU as tentativas norte-americanas de desestabilização do Chile. A ONU não reagiu à denúncia. A partir de então a situação econômica piorou gradativamente. Os investimentos privados do Chile caíram e o desemprego atingiu níveis muito altos. Passaram a ocorrer manifestações com a paralisação dos transportes e do comércio e com diversos atentados.
Entretanto, apesar das dificuldades econômicas, a Unidade Popular obteve 43% dos votos nas eleições de 1973. Nesse mesmo ano, porém, ocorreu uma frustrada tentativa de golpe de Estado. Mais tarde, em um novo golpe em 11 de setembro, o governo de Allende foi derrubado pelo exército, liderado pelo general Augusto Pinochet.
Salvador Allende faleceu naquele dia, aos 65 anos. A seguir, o Chile enfrentaria 17 anos de uma severa ditadura sob a liderança do general Pinochet.

Antoine-Laurent de Lavoisier (26/08/1743 - 08/05/1794), químico francês.
Lavoisier é considerado o pai da química moderna pelos seus estudos sobre oxidação dos corpos, o fenômeno da respiração animal, análise do ar, conservação de massa e calorimetria, etc. Estudou Ciências Naturais e, a pedido de seu pai, Direito. Foi autor do "Tratado Elementar de Química".
Após a Revolução Francesa,Lavoisier foi julgado por ter participado da Férme Genérale, orgão ligado ao governo e responsável pela coleta de impostos. Considerado traidor, morreu na guilhotina em 8 de maio de 1794.

Primeira transmissão mundial de TV aconteceu em 26/8/1936 e foi realizada pela empresa British Broadcasting Corporation, mais conhecida como BBC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.