Pular para o conteúdo principal

Hoje, 26 de agosto

Salvador Allende, ex-presidente do Chile, assassinado pela ditadura militar chilena.
Nasceu em Valparaíso, em 26/8/1908. Estudou medicina na Universidade do Chile. Em 1927, foi eleito presidente do Centro Acadêmico da universidade e nesse período ingressou na maçonaria. Alguns anos mais tarde, participou da fundação do Partido Socialista Chileno.
Em 1937, foi eleito deputado e, dois anos depois, nomeado ministro da Saúde, função que exerceu até 1942. Três anos depois foi eleito senador, cargo no qual permaneceu por 25 anos.
Allende perdeu as eleições presidenciais três vezes: em 1952, 1958 e 1964, mas conseguiu eleger-se presidente do Chile em 1970, como candidato da coligação de esquerda Unidade Popular. Então, marcou história ao ser o primeiro marxista a chegar ao poder pelas urnas.
Durante seu governo nacionalizou diversos serviços do país, como telefonia e minas de cobre. Aumentou a intervenção nos bancos e fez a reforma agrária. Desde que assumiu o poder, ele tinha o objetivo de construir o "caminho chileno para o socialismo". Tal posicionamento desagradou os políticos de direita e o governo norte-americano.
Em setembro de 1972, Allende denunciou na ONU as tentativas norte-americanas de desestabilização do Chile. A ONU não reagiu à denúncia. A partir de então a situação econômica piorou gradativamente. Os investimentos privados do Chile caíram e o desemprego atingiu níveis muito altos. Passaram a ocorrer manifestações com a paralisação dos transportes e do comércio e com diversos atentados.
Entretanto, apesar das dificuldades econômicas, a Unidade Popular obteve 43% dos votos nas eleições de 1973. Nesse mesmo ano, porém, ocorreu uma frustrada tentativa de golpe de Estado. Mais tarde, em um novo golpe em 11 de setembro, o governo de Allende foi derrubado pelo exército, liderado pelo general Augusto Pinochet.
Salvador Allende faleceu naquele dia, aos 65 anos. A seguir, o Chile enfrentaria 17 anos de uma severa ditadura sob a liderança do general Pinochet.

Antoine-Laurent de Lavoisier (26/08/1743 - 08/05/1794), químico francês.
Lavoisier é considerado o pai da química moderna pelos seus estudos sobre oxidação dos corpos, o fenômeno da respiração animal, análise do ar, conservação de massa e calorimetria, etc. Estudou Ciências Naturais e, a pedido de seu pai, Direito. Foi autor do "Tratado Elementar de Química".
Após a Revolução Francesa,Lavoisier foi julgado por ter participado da Férme Genérale, orgão ligado ao governo e responsável pela coleta de impostos. Considerado traidor, morreu na guilhotina em 8 de maio de 1794.

Primeira transmissão mundial de TV aconteceu em 26/8/1936 e foi realizada pela empresa British Broadcasting Corporation, mais conhecida como BBC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Rogacionista e o CRAS-Lapa têm a alegria de convidá-los para a celebração do primeiro aniversário do Núcleo Madre Nazarena - CCA Leopoldina.

Data: 01 de junho de 2011 Horário: 9 horas e 30 min Local: Rua Blumenau, 66 Vila Leopoldina 36419241 / 84030382

www.institutorogacionista.org.br madrenazarena@institutorogacionista.org.br

INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES

   Instituto Rogacionista - Os cursos Profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes - Gratuitos!
Av. Santa Marina, 534 – Água Branca
Fone: 3611-0977-Gislaine

MELHORE SUA AUTOESTIMA, SUA MOTIVAÇÃO AO TRABALHO E SEU CURRÍCULO. O MUNDO DO TRABALHO ESPERA POR VOCÊ!
MATRÍCULA A PARTIR DO DIA 17 DE NOVEMBRO – para início em fevereiro de 2015
CERTIFICADO DO SENAI

Cursos Oferecidos:
Confeitaria (doces e salgados em geral)a partir de 16 anos até 59 anos
Elétrica (Auxiliar de Eletricista e Instalador) a partir de 18 anos até 59 anos
Informática (pacote Office)Windows, Word, Excel, etc. a partir de 15 anos até 59 anos

CENTRO DE CONVIVÊNCIA SÃO LUCAS PROMOVE A "SEMANA POR ELAS MESMAS" COM DIREITO A ARTE NO JARDIM!

Seguindo nosso objetivo de transformar vidas através da arte, na quinta feira (18), os educandos do Centro de Convivência São Lucas, realizaram atividades de pinturas, com um toque especial: Ao ar livre. A atividade é a continuidade do mês das crianças, e para estimular a criatividade os educandos de 6 a 8 anos, promoveram da semana, batizada “Por elas mesmas”, divididos em grupos puderam opinarem e fazer o planejamento das ações que seriam realizadas. Um dos grupos mencionou que gostaria de realizar pinturas no jardim, assim o desejo foi atendidos e os pequenos criaram suas artes e transferiram seus sentimentos nos pincéis, folhas e tintas.