Pular para o conteúdo principal

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA GUARANÍ

Contar histórias para as crianças, além de estimular a imaginação, contribui para o desenvolvimento da linguagem, uma vez que amplia o universo de significados. O hábito da leitura, da escuta ativa, e da oralidade é de vital importância na educação infantil, pois ao ouvir ou ler uma história a criança começa a fazer associações das suas vivências. O processo de identificação com as situações presentes faz com que as crianças desenvolvam formas de lidar com as dificuldades emocionais e sentimentais. 
Para estimular e manter viva a cultura Guarani, as crianças e jovens do CECI, foram ao Pico do Jaraguá para uma atividade pedagógica diferenciada. Conduzida pelo educador Michael, que pela contação de histórias, fez com que resgatassem fatos importantes que passa de geração em geração na aldeia, pois os anciões contam que o Guaranis são os primeiros habitantes do Pico do Jaraguá. 

Ao contar a história o educador está contribuindo para que a cultura Guarani se mantenha viva. Esse é o primeiro passo para que as crianças encontrem na leitura um espaço para relações de memorias e afetos, além das possibilidades criativas.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI JARAGUÁ- ARTESANATO

Dia de artesanato com nossas crianças,passando  a tradição de geração em geração,além de ser um momento de concentração e relaxante para as crianças,estimula tambem a criatividade para confeccionarem o artasenato como desejarem.  

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.