Pular para o conteúdo principal

INSTITUTO ROGACIONISTA SANTO ANÍBAL PARTICIPA DO I SIMPÓSIO BRASILEIRO MULHERES EM STEM


A coordenadora do Centro Intergeracional Santo Antônio, Sandra Marçal, esteve representando o Instituto Rogacionista Santo Aníbal no I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM, que aconteceu dias 13 e 14 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA em São José dos Campos.  O Simpósio teve por objetivo reunir representantes e participantes de projetos e iniciativas com propósito de atrair jovens meninas e manter jovens estudantes e profissionais nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), bem como pessoas interessadas nas questões das mulheres no mercado de trabalho, desafios a serem enfrentados e ações para superá-los, para que seja possível formular, implementar, avaliar e gerenciar diretrizes e políticas de C&T que integrem uma perspectiva de gênero.
O IPT esteve presente apresentando o “Projeto Social FIPT Jovens Pesquisadoras: a Inserção das Mulheres na Ciência e na Tecnologia” que teve início em 2019, no bojo da diretriz Responsabilidade Social do IPT, coordenado pela pesquisadora Ros Mari Zenha (Cetac), destina-se a estudantes (meninas) do ensino médio, em vulnerabilidade social e professoras, buscando fomentar o maior ingresso de mulheres desse segmento social no ensino superior, nas áreas de ciências exatas, por meio da transferência de conhecimentos, teóricos e práticos, contando para tal com a orientação de pesquisadoras e pesquisadores do IPT.
O projeto é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e de atividades atinentes às áreas de metrologia mecânica e de engenharia de materiais e será executado no CTMetro e no CTObras.
Os orientadores do IPT e FIPT são as pesquisadoras Priscila Rodrigues Leal e Natasha  da Silveira Pinto      (CTObras) e o pesquisador Paulo Jabardo (CTMetro), atendendo à sinalização da Organização das Nações Unidas - ONU Mulheres, em seu Programa "He for She", no Brasil "Eles por Elas", movimento de solidariedade pela igualdade  de gênero, que engaja homens e meninos como agentes de mudança para a igualdade de gênero. O projeto conta, também, com a participação da FAUUSP na pessoa da Profa. Alessandra Rodrigues Shimomura, por meio do Termo de Cooperação firmado entre o IPT e a FAUUSP.
As meninas serão selecionadas pelo Instituto Rogacionista Santo Aníbal, parceiro no projeto, que atua junto a comunidades carentes da Vila Leopoldina e da Água Branca, bairros próximos ao IPT.
Os resultados esperados são: Despertar o interesse das meninas e professoras para a divulgação do espírito científico nos seus círculos sociais de amigos, família e colegas de escola e de trabalho. Divulgar os resultados do projeto nas esferas governamentais, fomentando a proposição e geração de políticas públicas de incentivo à inclusão da mulher, durante sua formação escolar, na ciência e na tecnologia e definir estratégias para que projetos semelhantes sejam replicados em outras instituições do Sistema Paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI JARAGUÁ- ARTESANATO

Dia de artesanato com nossas crianças,passando  a tradição de geração em geração,além de ser um momento de concentração e relaxante para as crianças,estimula tambem a criatividade para confeccionarem o artasenato como desejarem.  

CECI JARAGUÁ -PIQUENIQUE

Como todos os anos na semana da criança realizamos nosso piquenique, as crianças  esperam ansiosas para que essa atividade aconteça,além de ofertar um momento de alimentação ao ar livre e em conexão com a natureza ,promovemos um momento prazeroso de interação com as crianças e adolescentes do território.