Pular para o conteúdo principal

INSTITUTO ROGACIONISTA SANTO ANÍBAL PARTICIPA DO I SIMPÓSIO BRASILEIRO MULHERES EM STEM


A coordenadora do Centro Intergeracional Santo Antônio, Sandra Marçal, esteve representando o Instituto Rogacionista Santo Aníbal no I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM, que aconteceu dias 13 e 14 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA em São José dos Campos.  O Simpósio teve por objetivo reunir representantes e participantes de projetos e iniciativas com propósito de atrair jovens meninas e manter jovens estudantes e profissionais nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), bem como pessoas interessadas nas questões das mulheres no mercado de trabalho, desafios a serem enfrentados e ações para superá-los, para que seja possível formular, implementar, avaliar e gerenciar diretrizes e políticas de C&T que integrem uma perspectiva de gênero.
O IPT esteve presente apresentando o “Projeto Social FIPT Jovens Pesquisadoras: a Inserção das Mulheres na Ciência e na Tecnologia” que teve início em 2019, no bojo da diretriz Responsabilidade Social do IPT, coordenado pela pesquisadora Ros Mari Zenha (Cetac), destina-se a estudantes (meninas) do ensino médio, em vulnerabilidade social e professoras, buscando fomentar o maior ingresso de mulheres desse segmento social no ensino superior, nas áreas de ciências exatas, por meio da transferência de conhecimentos, teóricos e práticos, contando para tal com a orientação de pesquisadoras e pesquisadores do IPT.
O projeto é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e de atividades atinentes às áreas de metrologia mecânica e de engenharia de materiais e será executado no CTMetro e no CTObras.
Os orientadores do IPT e FIPT são as pesquisadoras Priscila Rodrigues Leal e Natasha  da Silveira Pinto      (CTObras) e o pesquisador Paulo Jabardo (CTMetro), atendendo à sinalização da Organização das Nações Unidas - ONU Mulheres, em seu Programa "He for She", no Brasil "Eles por Elas", movimento de solidariedade pela igualdade  de gênero, que engaja homens e meninos como agentes de mudança para a igualdade de gênero. O projeto conta, também, com a participação da FAUUSP na pessoa da Profa. Alessandra Rodrigues Shimomura, por meio do Termo de Cooperação firmado entre o IPT e a FAUUSP.
As meninas serão selecionadas pelo Instituto Rogacionista Santo Aníbal, parceiro no projeto, que atua junto a comunidades carentes da Vila Leopoldina e da Água Branca, bairros próximos ao IPT.
Os resultados esperados são: Despertar o interesse das meninas e professoras para a divulgação do espírito científico nos seus círculos sociais de amigos, família e colegas de escola e de trabalho. Divulgar os resultados do projeto nas esferas governamentais, fomentando a proposição e geração de políticas públicas de incentivo à inclusão da mulher, durante sua formação escolar, na ciência e na tecnologia e definir estratégias para que projetos semelhantes sejam replicados em outras instituições do Sistema Paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

39º ALMOÇO ITALIANO

    Neste domingo 21/05 aconteceu nosso 39º Almoço Italiano em prol do Instituto Rogacionista Santo Aníbal. Momentos de convivência , partilha e fraternidade. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram.    O que não poderia faltar em nosso almoço: Musica ao vivo.    Roleta com diversos prêmios. Parabéns aos vencedores !    Em nosso almoço tivemos uma visita mais que especial: Wendel, ex jogador do Palmeiras, com ele trouxe uma camiseta oficial autografada do Palmeiras Assim ocorreu um lance em prol do Instituto Rogacionista. Parabéns a  vencedora.    Para finalizar a oração com o Padre Luciano diretor do Instituto Rogacionista em forma de agradecimento a todos que participaram e contribuíram para esse evento 39º Almoço Italiano ter sido um sucesso.