Pular para o conteúdo principal

rogacionista e sua saúde: influenza a

Lavar bem as mãos.
É de importância fundamental. Inúmeros estudos comprovam que essa medida simples evita a disseminação de vírus e bactérias e, no caso da atual epidemia, pode até ser mais eficiente do que usar máscaras cirúrgicas.

Como lavar bem as mãos?
A OMS (Organização Mundial da Saúde) enfatiza que a higienização adequada envolve de 15 a 20 segundos só de esfrega-esfrega.
Além de caprichar no sabão (a ponto de espalhar espuma por toda a superfície das mãos), é preciso esfregar muito bem entre os dedos e, se possível, lavar também os pulsos. É fundamental tirar os anéis no momento da higienização, pois a sujeira se acumula entre o adereço e a pele.

Que produtos usar?
Sobre o tipo de sabão mais adequado, não há comprovação de que as fórmulas antibacterianas sejam mais eficazes na prevenção de enfermidades. Em casa, sabonetes em barra podem ser usados. Já em locais de maior circulação e, especialmente, em hospitais, a versão líquida é a única permitida, pois as rachaduras dos produtos em barra podem virar esconderijo de micro-organismos.

Quando lavar as mãos?
Após o usar o banheiro, ao chegar em casa, após mexer em dinheiro e antes das refeições.
Mas, em tempos de gripe, vale reforçar a importância de se repetir a operação depois de um acesso de tosse ou espirro.
Além da lavagem frequente, é bom controlar o impulso de levar os dedos à boca e aos olhos, trazendo os germes do ambiente para dentro do organismo.

Recomendações da OMS para lavar as mãos:
Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos.
Dedique 15-20 segundos só no ato de esfregar; o ritual completo deve durar cerca de 50 segundos.
Capriche na limpeza do espaço entre os dedos; esfregue também o dorso e o punho.
Seque com toalha descartável (em ambientes coletivos).
Se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos .
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/05/05/ult4477u1595.jhtm

Imagem: http://www.hmsncentrodeestudos.blogger.com.br/2007_05_13_archive.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI JARAGUÁ-ARTESANATO

Dia de oficina de artesanato,na cultura guarani as crianças aprendem através da obeservação e da prática,as oficinas de artesanato acontecem uma vez por semana,fortalecendo o modo de vida guarani e e sua identidade cultural atraves de sua arte.  

Feira Bett Brasil

  A equipe de Educadores do Instituto Rogacionista Santo Aníbal foram visitar a @bett.brasil a convite do Diretor Presidente Padre @maikegrapiglia , para conhecer as inovações da educação e inteligência artificial no @expocenternorte. Muitas novidades na área educativa.

Roda de Leitura

Imaginação, reflexão e conhecimento se entrelaçam nas páginas de um livro. Permita-se embarcar nessa jornada fascinante da leitura. Hoje os educandos do Cedesp Santo Antônio iniciam a leitura do livro: Por que fazemos o que fazemos? escrito por Mario Sergio Cortella. Por que ler? Porque cada página virada é uma oportunidade de transformação e enriquecimento. 📚✨ #Convívio #MundoDoTrabalho #Leitura #MundoDosLivros #Cultura #Imaginação #Reflexão @cortella @rogacionistasantoanibal