Pular para o conteúdo principal

Centro de Acolhida Zancone - Atividade "Abayomi"

     No dia 30 de novembro e referente ao mês de conscientização da consciência negra, fora aplicado uma pequena atividade com o intuito de ampliar e fortalecer marcos históricos e reflexões importantes aos conviventes presentes na casa. 


    A atividade intitulada como "Abayomi" que significa em sua tradução literária "O melhor de mim para ti" tem grande peso cultural e histórico.  As mães que eram separadas de seus filhos após o transporte da Àfrica ao Brasil, faziam bonecas de panos para que seus descendentes pudessem de alguma forma os encontrar futuramente. Os panos utilizados eram da própria roupa que dava pistas de qual região da Àfrica sua família vinha. 


    As bonecas trouxeram grande significado no processo histórico do país, assim como o conteúdo trabalhado em cada convivente que pôde expressar seus anseisos e dificuldades referentes à construção da própria identidade. 


    Além da identificação histórica a atividade proporcionou um crescimento cultural e pessoal de valorização das características intrínsecas dos conviventes, abrindo um espaço de pluralidade cultural com momentos marcantes de nossa humanidade. 




 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI JARAGUÁ-ARTESANATO

Dia de oficina de artesanato,na cultura guarani as crianças aprendem através da obeservação e da prática,as oficinas de artesanato acontecem uma vez por semana,fortalecendo o modo de vida guarani e e sua identidade cultural atraves de sua arte.  

Feira Bett Brasil

  A equipe de Educadores do Instituto Rogacionista Santo Aníbal foram visitar a @bett.brasil a convite do Diretor Presidente Padre @maikegrapiglia , para conhecer as inovações da educação e inteligência artificial no @expocenternorte. Muitas novidades na área educativa.

Roda de Leitura

Imaginação, reflexão e conhecimento se entrelaçam nas páginas de um livro. Permita-se embarcar nessa jornada fascinante da leitura. Hoje os educandos do Cedesp Santo Antônio iniciam a leitura do livro: Por que fazemos o que fazemos? escrito por Mario Sergio Cortella. Por que ler? Porque cada página virada é uma oportunidade de transformação e enriquecimento. 📚✨ #Convívio #MundoDoTrabalho #Leitura #MundoDosLivros #Cultura #Imaginação #Reflexão @cortella @rogacionistasantoanibal