Pular para o conteúdo principal

CC Madre Nazarena - Quadra na Praça Cyla Remundiol.

Temos uma linda praça perto do CC Madre Nazarena chamada Cyla Remundiol. Ela é grande, plana, com pouco movimento de carros ao redor, com muitas árvores, e há 02 minutos a pé do nosso espaço. Nos dias de calor, ela é nosso espaço para realização de atividades ao ar livre.

Mas ela seria ainda melhor se tivesse uma quadra para atividades esportivas, um parquinho para as crianças, equipamentos de ginástica para a melhor idade, e mais gente usando e cuidando da praça.

Com este sonho em mente, procuramos há um ano atrás o Sandro Merida Domingues, assessor do vereador José Police Neto, perguntando como ele podia nos ajudar a ter uma quadra na praça. Ele adorou a ideia, já que por ter crescido na Vila Leopoldina, o campinho que existia na praça era um ponto de encontro com os amigos.

O Sandro trouxe o vereador para conversar conosco, conhecer nosso espaço, conhecer a praça. E o sonho começou a sair do papel : as crianças fizeram desenhos de como viam a praça e como queriam que ela ficasse, convidamos os vizinhos para um café da manhã comunitário para escutar as demandas de cada um, conseguimos o apoio de outros moradores do bairro, que neste mesmo processo coletivo conseguiram a revitalização das praças Nova Lapa e Almir Balesteros, a Lara do Ecobairro desenhou o projeto da praça dos sonhos, com as demandas coletivas, e o vereador colocou uma emenda parlamentar destinando verba para a praça.

E neste mês agosto, um ano depois do início das conversas, as obras começaram!!

A verba da emenda será destinada para a construção da quadra, num tamanho menor para uso das crianças, e a recuperação de uma parte da calçada. Fizemos também uma reunião com o engenheiro agrônomo da Sub Prefeitura da Lapa, junto com os moradores do entorno, para discutir o manejo arbóreo com a poda de árvores, retirada de algumas e escolha de novas mudas que serão plantadas. Também pedimos a melhora da iluminação interna.

Com esta primeira parte pronta, continuaremos a conversa com a Sub Prefeitura para a colocação dos equipamentos do parquinho e de ginástica.

E neste processo colaborativo e comunitário estamos ensinando para as nossas crianças os caminhos para termos uma cidade melhor.

Desenho das Crianças do CC Madre Nazarena



Início das Obras da Quadra



Visita das Crianças ao Início das Obras


Remoção e Replantio da Pintagueira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.