Prezad@s associados,
amig@s e colaborador@s
Instituto Rogacionista
O Instituto Rogacionista Santo Aníbal, através de seu diretor presidente, comunica que a partir de 17 de fevereiro de 2013 encerra as atividades do Serviço de Abrigamento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs) – Casa Abrigo Rogacionista, conforme deliberação de sua diretoria em reunião de 14 de dezembro de 2012.
A razão desta decisão é a situação de extrema gravidade que se encontram os serviços de acolhidas para crianças na faixa etária de 0 a 17 anos e 11 meses, devido a nova configuração dos mesmos na cidade de São Paulo. Esta não mais permite à organização o garantir a proteção dos usuários e também a dos profissionais que ali atuavam. Por muitas vezes a organização social apresentou a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e também a outros órgãos do controle social e fiscalização da política da assistência social, a situação que se encontram os SAICAs no município.
Tendo em vista que a mesma situação tem se agravado nos últimos meses - além da constante destruição do patrimônio colocado à disposição deste serviço -, tomou-se esta difícil decisão com o fim de proteger as crianças e os adolescentes aos Rogacionistas confiados, além dos profissionais que nesta unidade prestam os seus serviços. Isto antes de dar-se alguma ocorrência irreversível.
Desde o momento em que a decisão foi tomada até o fechamento da unidade, a diretoria tomou todas as providências para que as crianças e os adolescentes abrigados tivessem seu sistema de direitos garantido e os seus profissionais tivessem seus direitos trabalhistas respeitados. Cabe ressaltar que em nenhum momento o Instituto Rogacionista, sem autorização do juízo responsável por cada criança e adolescente, promoveu transferência dos abrigados para outra entidade ou promoveu o desacolhimento destes para a família biológica, extensa ou terceiros. A transferência do último adolescente abrigado se deu no dia 14 de fevereiro.
Com o fechamento da Unidade Casa Abrigo Rogacionista, encerra-se a atividade que a organização social iniciou em setembro de 2001 em São Paulo, mas não o seu compromisso de atuar junto as instâncias do poder público para a superação das dificuldades dos SAICAs na cidade.
O Instituto Rogacionista agradece à tod@s – abrigados, colaborador@s, amig@s, benfeitor@s, técnicos e supervisores do CRAS Lapa e associados – que deram apoio e permitiram que o serviço desenvolvido, por mais de 12 anos, fosse referência na cidade de São Paulo. Em fidelidade e compromisso com tod@s é que esta decisão foi tomada.
Que Santo Aníbal, pai dos órfãos e dos pobres, continue a interceder junto à Deus por tod@s os que construíram com o Rogacionista de São Paulo a história da Casa Abrigo Rogacionista. Que cada criança e adolescentes, onde estiverem, tenham a proteção do Estado, o compromisso da sociedade e as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Pe. Lédio Milanez, rcj
Diretor Presidente
Comentários