Pular para o conteúdo principal

rogacionista e sua saúde: influenza a

Lavar bem as mãos.
É de importância fundamental. Inúmeros estudos comprovam que essa medida simples evita a disseminação de vírus e bactérias e, no caso da atual epidemia, pode até ser mais eficiente do que usar máscaras cirúrgicas.

Como lavar bem as mãos?
A OMS (Organização Mundial da Saúde) enfatiza que a higienização adequada envolve de 15 a 20 segundos só de esfrega-esfrega.
Além de caprichar no sabão (a ponto de espalhar espuma por toda a superfície das mãos), é preciso esfregar muito bem entre os dedos e, se possível, lavar também os pulsos. É fundamental tirar os anéis no momento da higienização, pois a sujeira se acumula entre o adereço e a pele.

Que produtos usar?
Sobre o tipo de sabão mais adequado, não há comprovação de que as fórmulas antibacterianas sejam mais eficazes na prevenção de enfermidades. Em casa, sabonetes em barra podem ser usados. Já em locais de maior circulação e, especialmente, em hospitais, a versão líquida é a única permitida, pois as rachaduras dos produtos em barra podem virar esconderijo de micro-organismos.

Quando lavar as mãos?
Após o usar o banheiro, ao chegar em casa, após mexer em dinheiro e antes das refeições.
Mas, em tempos de gripe, vale reforçar a importância de se repetir a operação depois de um acesso de tosse ou espirro.
Além da lavagem frequente, é bom controlar o impulso de levar os dedos à boca e aos olhos, trazendo os germes do ambiente para dentro do organismo.

Recomendações da OMS para lavar as mãos:
Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos.
Dedique 15-20 segundos só no ato de esfregar; o ritual completo deve durar cerca de 50 segundos.
Capriche na limpeza do espaço entre os dedos; esfregue também o dorso e o punho.
Seque com toalha descartável (em ambientes coletivos).
Se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos .
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/05/05/ult4477u1595.jhtm

Imagem: http://www.hmsncentrodeestudos.blogger.com.br/2007_05_13_archive.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.