Pular para o conteúdo principal

ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO, PRIORIDADE NO CCA SÃO LUCAS

ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO


A preocupação do CCA com os educandos no início do ano é a adaptação e o acolhimento, pois vemos a necessidade de um olhar especial, para os sentimentos, as emoções, a individualidade, a construção da identidade e o processo de socialização dos educandos.

Entendemos que o processo de conhecer e estabelecer novos vínculos depende fundamentalmente da forma como a criança é acolhida.

Consideramos a adaptação sobre o aspecto de acolher, aconchegar, procurar oferecer bem-estar, conforto físico e emocional, amparar, amplia significativamente o papel e a responsabilidade da instituição neste processo.

Vamos trabalhar o acolhimento permanente. O acolhimento deve acontecer todo dia na entrada; após uma temporada sem vir ao CCA, quando algum imprevisto acontece e o educando sai mais tarde; depois que os outros já saíram; após um período de doença e, enfim, sempre que o educador julgar conveniente, porque é bom para todo educando e família, ser bem-recebida e sentir-se importante para alguém.

 Ping Pong, criação dos educandos.
 
                                                                         
Faz de conta


Cantinho do aconchego


Cantinho da Leitura


Venha ser feliz conosco!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.