Pular para o conteúdo principal

ALBERGUE ZANCONE - Dia das mães

No mês de maio iniciamos no centro de acolhimento, uma série de atividades envolvendo todos conviventes.
Colocamos em prática procedimentos discutidos em nossa ultima parada pedagógica.
Conceitos como vinculação, prática de escuta e círculos de cultura, foram alguns deles, tendo como pano de fundo os princípios de Paulo Freire em sua "Pedagogia do oprimido". E ainda orientados pela visão de Santo Aníbal de não somente orar mas também agir!



Começamos a decorar a casa no sentido de homenagear todas as mães. 
Esta prática nos permitiu aproximar um pouco da história de alguns dos conviventes que espontaneamente foram trazendo suas histórias e lembranças tão singulares sobre suas próprias mães e de suas famílias no geral.





Além de nos aproximar da história pessoal de alguns, esta prática serviu para identificar habilidades e talentos distintos, sendo que muitos as demonstraram na prática criando e utilizando formas de expressões e linguagens variadas,desenhando, pintando, elaborando poesias e frases, plantando etc. Cada qual ao seu jeito...



O entrosamento, companheirismo e  a atitude de ajuda mútua foi, singelamente fortalecida e o é diariamente.





O papel dos educadores, bem como de toda equipe técnica no sentido de motivar, sensibilizar e compreender a participação individual foi muito importante, dado o fato de que a data representa para cada um, sentimentos e sensações diferenciados, é possível reparar um pouco pelas imagens.
Houve relatos de saudade de momentos muito felizes, como também de abandono, frustração, morte, revolta e reflexão pessoal.










Por enquanto agradecemos a todos e iremos fechar este projeto com uma surpresa que partiu dos próprios conviventes. Aguardem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI JARAGUÁ- ARTESANATO

Dia de artesanato com nossas crianças,passando  a tradição de geração em geração,além de ser um momento de concentração e relaxante para as crianças,estimula tambem a criatividade para confeccionarem o artasenato como desejarem.  

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.