Pular para o conteúdo principal

Atividade sobre a Ditadura - Centro de Acolhida Zancone

     Na presente data de 15 de março foi feita uma atividade sobre a ditadura militar no Brasil que foi um período marcante na história do país, deixando marcas profundas na sociedade brasileira. Para ajudar a conscientizar os conviventes sobre esse período, os orientadores socioeducativos do Centro de Acolhida Zancone organizaram uma atividade de conhecimentos gerais sobre a ditadura militar.

                                             

    Na atividade, os conviventes da casa foram apresentados a diversos aspectos da ditadura, como o golpe de 1964, a censura e a repressão política, os desaparecimentos forçados, entre outros. Os orientadores também mostraram como a ditadura afetou a vida de milhares de brasileiros e as consequências desse período até hoje.

    Através dos debates, os conviventes puderam discutir e refletir sobre o tema. Os orientadores destacaram a importância da luta pela democracia e pelos direitos humanos, além de estimular a participação política dos conviventes.


    A atividade também contou com materiais didáticos, como livros, filmes e documentários, que ajudaram a contextualizar a ditadura e a mostrar como ela foi representada na cultura popular. Os conviventes também tiveram a oportunidade de realizar pesquisas sobre o tema, a fim de aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre a ditadura militar.


    Ao final da atividade, os conviventes produziram uma série de trabalhos, como cartazes, desenhos e redações, que expressavam suas opiniões e reflexões sobre o período. Esses trabalhos foram expostos na casa e serviram como uma forma de conscientização para outros conviventes que passam pela instituição.


    A atividade de conhecimentos gerais sobre a ditadura militar foi um importante passo para conscientizar os conviventes sobre um período difícil da história brasileira. Além disso, os orientadores socioeducativos do Centro de Acolhida Zancone estimularam a reflexão crítica e a participação política dos conviventes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes na sociedade.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.