Pular para o conteúdo principal

INSTITUTO ROGACIONISTA SANTO ANÍBAL PARTICIPA DO I SIMPÓSIO BRASILEIRO MULHERES EM STEM


A coordenadora do Centro Intergeracional Santo Antônio, Sandra Marçal, esteve representando o Instituto Rogacionista Santo Aníbal no I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM, que aconteceu dias 13 e 14 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA em São José dos Campos.  O Simpósio teve por objetivo reunir representantes e participantes de projetos e iniciativas com propósito de atrair jovens meninas e manter jovens estudantes e profissionais nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), bem como pessoas interessadas nas questões das mulheres no mercado de trabalho, desafios a serem enfrentados e ações para superá-los, para que seja possível formular, implementar, avaliar e gerenciar diretrizes e políticas de C&T que integrem uma perspectiva de gênero.
O IPT esteve presente apresentando o “Projeto Social FIPT Jovens Pesquisadoras: a Inserção das Mulheres na Ciência e na Tecnologia” que teve início em 2019, no bojo da diretriz Responsabilidade Social do IPT, coordenado pela pesquisadora Ros Mari Zenha (Cetac), destina-se a estudantes (meninas) do ensino médio, em vulnerabilidade social e professoras, buscando fomentar o maior ingresso de mulheres desse segmento social no ensino superior, nas áreas de ciências exatas, por meio da transferência de conhecimentos, teóricos e práticos, contando para tal com a orientação de pesquisadoras e pesquisadores do IPT.
O projeto é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e de atividades atinentes às áreas de metrologia mecânica e de engenharia de materiais e será executado no CTMetro e no CTObras.
Os orientadores do IPT e FIPT são as pesquisadoras Priscila Rodrigues Leal e Natasha  da Silveira Pinto      (CTObras) e o pesquisador Paulo Jabardo (CTMetro), atendendo à sinalização da Organização das Nações Unidas - ONU Mulheres, em seu Programa "He for She", no Brasil "Eles por Elas", movimento de solidariedade pela igualdade  de gênero, que engaja homens e meninos como agentes de mudança para a igualdade de gênero. O projeto conta, também, com a participação da FAUUSP na pessoa da Profa. Alessandra Rodrigues Shimomura, por meio do Termo de Cooperação firmado entre o IPT e a FAUUSP.
As meninas serão selecionadas pelo Instituto Rogacionista Santo Aníbal, parceiro no projeto, que atua junto a comunidades carentes da Vila Leopoldina e da Água Branca, bairros próximos ao IPT.
Os resultados esperados são: Despertar o interesse das meninas e professoras para a divulgação do espírito científico nos seus círculos sociais de amigos, família e colegas de escola e de trabalho. Divulgar os resultados do projeto nas esferas governamentais, fomentando a proposição e geração de políticas públicas de incentivo à inclusão da mulher, durante sua formação escolar, na ciência e na tecnologia e definir estratégias para que projetos semelhantes sejam replicados em outras instituições do Sistema Paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.