Pular para o conteúdo principal

EDUCANDOS DO CEDESP SANTO ANTÔNIO APRENDEM PÂTE À CHOUX DOCE DA CULINÁRIA FRANCESA

A confeitaria é a arte de misturar técnica e criatividade na elaboração dos inúmeros produtos que enchem os olhos e adoçam o coração.  É muito mais do que um bolo decorado ou saboroso, ela é uma experiência à parte que aguça todos os sentidos e revela os mais diversos paladares. Não é apenas ter açúcar, mas sim ter ousadia, sofisticação e sabores atrativos. Reunindo arte e a criatividade os educandos do curso de confeitaria do CEDESP Santo Antônio, aprenderam na última semana um doce da confeitaria francesa o Pâte à Choux uma massa cozida preparada com água, gordura, sal, açúcar e ovos. Quando assada essa massa expande permanecendo leve e com uma cavidade em seu interior, para recheios doces e salgados.

A Pâte à Choux é a base para os mais diversos doces como: Éclairs as bombas brasileiras, Profiteroles (carolinas), Croquembouche sobremesa típica nos natais franceses, Paris-Brest com formato de anel, Gateway Saint-Honore um lindo bolo preparado com massa folhada, creme e carolinas caramelizadas.

Para deixar o Pâte à Choux mais saboroso o creme Pâtissire conhecido aqui como creme de baunilha ou creme madre tem sua origem na França sua composição e com farinha, gema, leite e açúcar. O Pâte à Choux é um creme versátil e aceita chocolate, limão, anis estrelado, canela, baunilha e pode ser usado em recheio de bolo com frutas em geral.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

39º ALMOÇO ITALIANO

    Neste domingo 21/05 aconteceu nosso 39º Almoço Italiano em prol do Instituto Rogacionista Santo Aníbal. Momentos de convivência , partilha e fraternidade. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram.    O que não poderia faltar em nosso almoço: Musica ao vivo.    Roleta com diversos prêmios. Parabéns aos vencedores !    Em nosso almoço tivemos uma visita mais que especial: Wendel, ex jogador do Palmeiras, com ele trouxe uma camiseta oficial autografada do Palmeiras Assim ocorreu um lance em prol do Instituto Rogacionista. Parabéns a  vencedora.    Para finalizar a oração com o Padre Luciano diretor do Instituto Rogacionista em forma de agradecimento a todos que participaram e contribuíram para esse evento 39º Almoço Italiano ter sido um sucesso.