Pular para o conteúdo principal

Quinta-feira com Santo Aníbal

De Avinhão, Aníbal Reza o Rogate!


O Rogate foi revelado a Aníbal Maria di Francia assim:

Rezar: estava Aníbal, ainda adolescente, em oração e adoração diante de Jesus Sacramentado quando intuiu que as boas vocações, principalmente as sacerdotais, seriam dom de Deus se a Ele dirigíssemos preces e súplicas. Assim como lhe pedimos saúde, paz, boas colheitas, chuvas e outras tantas coisas, Aníbal pensou que deveríamos rezar pedindo trabalhadores a serviço do Reino de Deus . Desta inspiração, Aníbal torna-se o discípulo orante das vocações.

Propagar: algum tempo mais tarde, Aníbal, conforme seu costume, lê a Sagrada Escritura. Aí lhe é confirmado o que na oração intuiu: “Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não tem pastor. Então Jesus disse a seus discípulos: ‘ A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! Rogai (em latim: rogate), pois, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua colheita”. (Mt 9, 36-38). O Santo de Messina compreende que se é uma ordem de Jesus rezarmos para que haja bons operários, então este mandamento deve ser cumprido e divulgado. Deste encontro com a Palavra de Deus, surge Aníbal missionário propagador do Rogate.

Ser: O tempo passa. Nos fins de 1877 Aníbal ao passar pelas ruas da sua cidade (Messina - Itália) conhece um pobre chamado Francisco Zancone. Este encontro transforma a vida de Aníbal. Ele descobre que a messe para onde é enviado por Deus é Avinhão, um lugar miserável onde vive este pobre. No carnaval de 1878 o apóstolo do Rogate, já diácono, vai até este local e ai começa a trabalhar. Ele, na semelhança de Jesus, é enviado para as ovelhas cansadas e abatidas. Aníbal é, assim, resposta do Senhor às preces que pedem os trabalhadores para a colheita. Em meio aos pobres e para os pobres, Aníbal torna-se um bom operário do Pai.

O Rogate está desvendado para Aníbal e para todos aqueles e aquelas que, em diferentes tempos e lugares, seguem Jesus, nos passos de Aníbal Maria di Francia.

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.