Pular para o conteúdo principal

Reunião ampliada da Educar

Aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto no Centro Rogate do Brasil a reunião ampliada da Educar (Equipe de Educadores Rogacionistas). O evento reuniu religiosos responsáveis e focais das obras sócioeducativas rogacionistas das cidades de Brasília (DF), Passos (MG), Bauru (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Criciúma (SC) e Gravataí (RS). A assessoria do encontro foi da Sr. Mírian Grillo.
Cada unidade educacional presente fez uma apresentação de sua realidade, principalmente no que diz respeito as realações interpessoais intra e extra organização. Pe. Angelo Ademir Mezzari, Superior Provincial Rogacionista na América Latina, destacou a importância da reunião e apresentou o seu trabalho de pesquisa sobre os alinhamentos da educação rogacionista que apresentou no Simpósio da Família do Rogate em dezembro passado na Itália.
Ao fim do encontro as obras sócioeducativas se reuniram para apresentar linhas de ação para efetivar o que foi estudado.
O Instituto Rogacionista, entre outras coisas, destacou a importância de fortalecer o intercâmbio com as redes de proteção e com os diferentes setores (comunitário, mcs, empresarial etc) nas regiões onde atua; o compromisso de avançar na capacitação e valorização dos seus educadores; de organizar a sustentabilidade de seus programas, que permitam, inclusive, atender os anseios e necessidades de seus colaboradores internos; e de implementar a avaliação em todos os níveis. Foi solicitado também que a Educar possa se facilitar os meios para se estabelecer uma rede de comunicação e troca de informações para toda a Província Rogacionista.

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.