COMUNICADO DO DIRETOR PRESIDENTE 001/2015
Considerando a crise hídrica (água e energia) que atinge a Região Sudeste do Brasil, em especial o Estado de São Paulo;
considerando o compromisso de sustentabilidade social, econômica e ambiental do Instituto Rogacionista;
considerando o objetivo constitucional para a educação para o uso sustentável dos recursos do planeta;
considerando que a terra é um ser vivo e o único lar de todos os seres vivos deste planeta;
considerando o compromisso e o respeito com a criação divina;
Pe. Lédio Milanez, diretor presidente do Instituto Rogacionista Santo Aníbal, conforme as competências presentes nos artigos 41, incisos V e X do seu Estatuto Social, delibera o seguinte:
TODAS AS UNIDADES DEVERÃO CRIAR A COORDENAÇÃO DE MONITORAMENTO DE CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA.
Objetivo: Elaborar o Planejamento de redução do consumo de água e de energia elétrica, conscientizar sobre a crise hídrica e energética e monitorar a aplicação do planejado na unidade.
Meta: reduzir em, pelo menos, 30% o consumo de água e energia elétrica nas unidades/serviços do Instituto Rogacionista.
Composição: gerente, assistente administrativo se houver no serviço, educandos por turma/grupo, educadores sociais e educadores de apoio; responsáveis de educandos (se possível).
Prazo de constituição: até 06/fevereiro.
Duração: contínua.
Sem descuidar da higiene e da saúde, tomar medidas urgentes e educativas.
Algumas propostas:
a) O uso de mangueira para limpeza serão abolidas (esta não é proposta, é decisão já tomada anteriormente);
b) deve-se recolher água em recipientes para reuso (se não for para se utilizar de imediato, deve ser tampado por causa da dengue);
c) captar água da chuva
d) as luzes da quadra não deverão ser acesas;
e) manter parte dos banheiros fechados;
f) utilizar recipientes para enxaguar etc.
g) utilizar materiais descartáveis/recicláveis para a alimentação, quando possível e os custos permitires;
h) não deixar as luzes acesas nos espaços que não estiverem sendo utilizados;
i) diminuir o número de luminárias por ambientes e só acendê-las em caso de extrema urgência.
O planejamento de cada serviço/unidade (para partilhas e sugestões), bem como o nome dos componentes da equipe, deve ser publicado no blog e no facebook institucionais.
Enviar, toda sexta-feira, relatório das ações feitas e da meta alcançada (a média do consumo a ser calculado para a redução é dos três últimos meses de 2014).
As unidades CCA Santa Marina e CEDESP podem constituir uma única coordenação de crise; se forem duas, as ações devem ser concordadas entre os dois serviços.
Os gerentes devem, imediatamente, se reunir com os educadores(principalmente os de apoio)para as devidas instruções.
São Paulo, 28 de janeiro de 2014
Pe. Lédio Milanez
Diretor Presidente
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