Pular para o conteúdo principal

Manifesto contra a redução da maioridade penal

Manifestação Pública do Fórum de Assistência Social da Cidade de São Paulo – FAS/SP contra a Redução da Maioridade Penal e Contra a Criminalização da Infância e Juventude.
                                                                                                                       
É de conhecimento público que vivemos em um cenário bastante preocupante no Brasil atual, em que para combater a impunidade e aumentar a segurança no País, vem sendo apresentadas desde 1993, alterações legislativas para endurecer cada vez mais o Sistema Penal. E mais uma vez a bola da vez está sendo jogada com grande força no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, sobretudo na redução da maioridade penal dos adolescentes brasileiros, na qual a proposta é de que passe para 16 anos.
No entanto, tal clamor desconsidera que a violência é um fator de múltiplas causas e de abordagens muito complexas e que não se resolveria apenas trancafiando crianças e adolescentes cada vez mais cedo em presídios que hoje são considerados verdadeiras escolas do crime. Ainda é sabido que a redução da maioridade penal, hoje proposta pelo Congresso Nacional, vai contra a Convenção dos Direitos da Criança ratificada por todos os países do mundo, com exceção dos Estados Unidos da América; que fere gravemente a Constituição Federal Brasileira de 1988, nossa tão buscada “Carta Cidadã” e ainda considerada uma das melhores legislações já constituída em defesa das crianças e adolescentes. O ECA que já responsabiliza o adolescente de 12 a 18 anos de idade quando comete Ato infracional.
Neste sentido e por entender que a Redução da Maioridade Penal:
É incompatível com a doutrina da proteção integral,
É inconciliável com o sistema nacional de atendimento socioeducativo – SINASE,
É inconstitucional,
Viola a cláusula pétrea,
Afronta compromissos internacionais assumidos pelo Brasil,
Que não considera que tratar adolescentes como adultos só agrava a violência,
Que não considera que a prática de crimes hediondos por adolescentes não justifica a mudança da lei,
Que não ratifica que o ECA quando adequadamente aplicado apresenta bons resultados,
Que ignora que são as políticas sociais que possuem real potencial para diminuir o envolvimento dos adolescentes com a violência,
E que não reconhece que, comprovadamente num universo de 21 milhões (UNICEF), apenas 0,013% de adolescentes cometem atos contra a vida o Fórum de Assistência Social de São Paulo – FAS/SP vem a público manifestar seu posicionamento CONTRÁRIO à proposta de emenda constitucional de nº 00171/1993 e propor que toda a população brasileira se junte na luta pela defesa intransigente da garantia dos direitos humanos das crianças e adolescentes e ainda o reforço das políticas públicas da infância e da adolescência, através da urgente ampliação orçamentária nos Planos Plurianuais de cada nível do governo com vistas à efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente. 

                                                FAS/SP – Junho de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CECI-JARAGUÀ

Brincar  Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de socializar com outras crianças,através do brincar a criança explora um mundo de possibilidades.A socialização de bebes com crianças de outra faixa etária acontece naturalmente na cultura guarani, os espaços abertos e a proposta diferenciada da educação indígena proporciona ainda mais essas relações,assim desde pequenos os bebes aprendem observando e interagindo com outras crianças, adquirindo autonomia.  

CECI-JARAGUA

                                                       Colagem com folhas e galhos de árvores! Hoje foi  dia de realizar atividades com elementos da natureza,explorar os recursos naturais nos traz diferentes experiências,nos faz enxergar a natureza e suas diferentes formas!!   

Torneio de Dominó

 "Nem só de pão viverá o homem".  Entre diversos motivos presentes na realidade que enfrentamos, a situação de rua afasta as pessoas de situações básicas que são consideradas menos importantes, mas não são esquecidas por nós. Garantir a retomada dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros é a premissa do trabalho realizado na esfera da proteção especial de alta complexidade e para além da alimentação, também provemos atividades de integração comunitária e lazer, como o torneio de dominó promovido como atividade socioeducativa por nossos Orientadores. As propostas socioeducativas no Centro de Acolhida Zancone quebram as barreiras que separam os conviventes em situação de rua das demais pessoas, no caso deste espaço, dos trabalhadores, com a intenção de que os frequentadores se sintam cada vez mais pertencentes a nossa comunidade.